Espírito empreendedor nas organizações

Direcionada para gestores, líderes, profissionais de RH, assim como para todas as pessoas que acreditam na possibilidade de mudar a cultura das grandes empresas, a terceira edição do livro Espírito Empreendedor nas Organizações – aumentando a competitividade através do intraempreendedorismo, o autor Marcos Hashimoto faz um comparativo entre carreira executiva e empreendedora, tendo como base a competitividade originada pelas ações inovadoras – um dos grandes desafios que as organizações vêm tentando alcançar nos últimos anos.

De acordo com o autor, as empresas estão estabelecendo estratégias para aumentar sua atividade, mas muitas delas não visam clientes e, sim, talentos, e poucas descobrem como utilizá-los adequadamente.

Os líderes e gestores buscam colaboradores com iniciativa, determinação, ousadia e criatividade, mas, raro são os que de fato sabem como efetivamente liderar esse tipo de perfil.

Na outra ponta, muitos funcionários deixam seus empregos para abrir seu próprio negócio, na certeza de que basta ser um bom profissional para ter sucesso como empreendedor. Neste aspecto, a obra trata alguns pontos para desenvolver uma cultura empreendedora dentro das empresas.

O livro relara ainda, 14 cases de intraempreendedorismo, dentre eles, 11 citados no 1º Ranking de Empreendedorismo Corporativo, editado em parceria pela revista Exame e pelo Instituto Brasileiro de Intraempreendedorismo.