Planeje o segundo semestre

Não é novidade que, seja na vida pessoal ou nos negócios, para alcançar objetivos, algumas coisas são fundamentais: há de se ter as metas bem deliberadas, planejamento anual, detalhado mês a mês e estratégias bem definidas para alcançá-las no dia a dia, sem perder o foco. No entanto, para as empresas, só planejamento ainda não é o bastante. É preciso ter uma equipe que garanta isso, e não apenas o gerente ou gestor da empresa. Todos devem estar engajados.

Porém, apesar de ser uma atividade anual, algumas empresas ainda sentem dúvidas e cometem erros no que diz respeito ao processo de desenvolvimento, a começar pelo período ideal para iniciar o planejamento do semestre seguinte. Pois é, estamos em junho!

Acontece que o sentido da palavra – planejar – refere-se a decidir hoje o que será feito amanhã, portanto, iniciar o segundo semestre com planejamento concluído propicia começar a segunda metade do ano com maior segurança e orientação em relação aos objetivos que se pretende alcançar. Logo, o ideal é que o planejamento se inicie até no máximo entre os meses de maio e junho.

É lógico que o corre corre e a tendência ao imediatismo em que vivemos hoje, dificulta o processo de elaboração do plano estratégico. Para muitos, tal ação ainda é tida como perda de tempo, mas, é no planejamento que irá constar tudo o que é necessário para a empresa seguir em direção aos seus objetivos. Entretanto, o que tem que ficar claro é que este planejamento pode ser modificado a qualquer momento, desde que seja visto necessidade.

Vale ressaltar ainda que estabelecer metas diárias, semanais e mensais, o ajudarão a compor o planejamento, seja de todo o ano, semestralmente ou mensalmente.

Para esta tarefa, experimente utilizar a ferramenta de gestão 5W2H. Claro, há outras ferramentas de administração, mas, a simplicidade da metodologia 5W2H a torna um diferencial no mercado e facilita a vida do usuário.

Quando empregada corretamente contribui para o aumento das vendas e o alcance das metas. Primeiro, porque dá foco para quais ações o profissional deve se concentrar. Segundo, porque gera disciplina, e, em terceiro contribui para alcançar as metas, tendo o controle de prospecção, visitas, demonstrações, gestão, orçamentos e vendas, etc…

Lembre: se deixarmos para pensar como será o mês de julho, em julho, todos os outros meses também ficarão atrasados, portanto, o momento é agora. Planeje o último semestre do ano, se organize e bons negócios!

5W2H

A ferramenta 5W2H surgiu nos Estados Unidos durante a busca pela Qualidade Total. Sua nomenclatura é consequência das perguntas que norteiam o processo de planejamento da ação:

What – O que será feito (etapas)
Why – Por que será feito (justificativa)
Where – Onde será feito (local)
When – Quando será feito (tempo)
Who – Por quem será feito (responsabilidade)
How – Como será feito (método)
How much – Quanto custará para ser feito (custo)

Pauline Machado é Personal, Professional, Executive e Business Coaching pela SBCoaching, MBA em Liderança e Gestão de Pessoas pela UFRRJ, certificada pelo SebraeRJ  no curso EMPRETEC, desenvolvido pela Harvard University e Organização das Nações Unidas (ONU), jornalista e diretora da Legado Coaching e Treinamentos.