Planeje suas férias

Todo profissional que se enche de orgulho ao dizer que nunca tirar férias deve rever seus conceitos. Mesmo quando se trabalha com aquilo que mais gosta, é preciso tirar um período para descansar, viver outras experiências e renovar as energias.

Você precisa ser capaz de organizar seu departamento, setor, área de responsabilidade, ou tarefas diárias, de modo que tudo possa funcionar com tranquilidade mesmo que não esteja presente e não deixar de tirar férias por não se sentir seguro em que a equipe dará conta do recado.

Há casos também, em que o executivo teme pelo afastamento pela possibilidade de quem for cobrir suas férias demonstre melhor desempenho que o seu.

Enquanto agir dessa maneira, não terá condições nem de se ausentar para viagens de trabalho e outros compromissos fora do escritório.

Por outro lado, veja os infinitos motivos para tirar férias. Se optar por viajar, você terá mais chances de encontrar pessoas com potencial para ajudá-lo em seu crescimento pessoal, e, até profissional, dependendo da situação. Terá a oportunidade de observar outros estilos de vida, novas tendências, diferentes maneiras de fazer viver e fazer negócios e, literalmente, ampliar seus horizontes.

Essa também é a melhor época para fazer atividades, geralmente deixadas em segundo plano, por não ter tempo para se dedicar a elas. Escrever um livro, por exemplo, aprimorar suas técnicas fotográficas ou se aventurar na gastronomia dos lugares que visitar.

O período de férias pode ser também, um momento para pensar e planejar seus objetivos. Falando nisso, o fato de programar as férias o obriga a fazer um esforço maior para adiantar o trabalho e concluir suas pendências antes de sair.

Portanto, planeje suas férias com muita antecedência. O ideal é escolher a data um ano antes e comunicar à empresa com tempo hábil para a programação e futuras alterações de datas. Tenha sempre em mente que, salvo raras exceções, cancelar férias não é um bom negócio. Além de demonstrar incapacidade de gestão, não faz bem à sua qualidade de vida. Ao contrário, aproveite o momento para realmente descansar.

 

Pauline Machado é Personal, Executive e Business Coach pela SBCoaching, MBA Liderança e Gestão de Pessoas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e certificada pelo SebraeRJ no curso EMPRETEC, desenvolvido pela Harvard University e Organização das Nações Unidas (ONU) e diretora da Legado Coaching e Treinamentos.