Você sabe o que é Internet das Coisas?

Hoje os celulares possuem várias funcionalidades onde falar é apenas mais uma delas. O uso de aplicativos, troca de mensagens, chats, jogos e acesso à internet fazem com que o uso para simples chamadas de voz fique cada vez mais em segundo plano. As próprias máquinas estão tomando esse espaço e usando dos serviços móveis para se comunicarem entre si, são os chamados M2M – Machine to Machine ou comunicação Máquina com Máquina.

Nos Estado Unidos (USA), carros já estão conectados à fábrica enviando informações de monitoramento, durante todo o período de garantia, referente à média de velocidade ou desempenho de peças. Outro grande exemplo da IoT, são os carros que já podem ter direção autônoma, com o uso de GPS via satélite, e sensores capazes de impedir uma colisão.

Quem sabe daqui um tempo será possível a programação do carro para levar seu filho na escola, com o horário, local de partida e destino, transportando-o com mais segurança?

Nos estacionamentos mais modernos, as vagas são monitoradas com sensores que identificam a média de tempo de cada automóvel, sincronização com as imagens das câmeras, bem como indicam aos motoristas qual piso, ou posição está livre.

A aplicação dessa nova tecnologia, que pode trocar e integrar informações pela internet, seja nos espaços já conhecidos como Cidades Digitais ou Cidades Inteligentes, nas indústrias, na saúde pública ou doméstica, casas autônomas, nos carros ou até nos animais – PETS, como aplicação de chips de medição de sua saúde física ou emocional, e até nas pessoas com os relógios integrados aos celulares, que medems as calorias e passos dados durante todo dia e a noite ainda monitoram seu sono!

 

Por Felippe Toneti, gerente de Projetos (PMP) de Telecomunicação e Gledson Santos, consultor de Negócios e Tecnologia, e editor do Portal Tendências e Tecnologia. @itclose2u

 

One thought on “Você sabe o que é Internet das Coisas?

  • 08/08/2017 at 11:56
    Permalink

    Muito bom difundir este conhecimento, cada vez mais homens usufruindo do beneficio das maquinas e maquinas mais inteligentes facilitando a vida do homem.
    Parabens

Comments are closed.